O que é vidro estrutural?

Mais que definir um tipo de vidro, o termo “vidro estrutural” define a propriedade do material em servir como item principal da estrutura.

CONLUMI1

Como o próprio nome já diz, vidro estrutural é aquele que, além de suas propriedades de transparência e reflexão pode ser utilizado também na estrutura de uma obra.

É comum observar materiais vítreos estampados em fachadas de muitos edifícios, mas o seu uso vai além de simples fachadas, em coberturas também é comum observar, contudo a notoriedade é evidenciada em pisos como os de escadas, pontes e passarelas. As técnicas de aplicação vem crescendo, mas sempre cabe ao profissional competente analisar por meio de normas e recomendações de fabricante, além de verificar a eficácia através de ensaios de laboratório.

Os procedimentos para seguir na obtenção de um painel de vidro adequado a aplicação solicitada, começa com dimensionamento por meio de cálculos, com auxílio de recomendações de normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e fabricantes.

O uso em projetos dá-se por suas características naturais de luminosidade e transparência e a confiança no seu uso está em sua resistência mecânica, com resistências à tensões de tração.

O vidro estrutural com a aplicação mais simples pode ser somente o fechamento de vãos com vidros temperados. Os temperados se sustentam e são mantidos em sua posição apenas com o auxílio de ferragens aplicadas em furos ou recortes por aperto.

Para maior segurança, entretanto, os projetistas brasileiros recomendam sempre que possível os laminados, multinaminados ou ainda os laminados de temperados nas aplicações em estruturas de vidro.

Tais vidros podem ser utilizados inclusive em pilares, vigas e travessas de sustentação, desde que devidamente dimensionados segundo as normas técnicas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O dimensionamento se dá através de softwares adequados. Vidros estruturais são utilizados também em paredes de aquários e visores de piscinas, que sofrem pressão constante e ininterrupta da água.