Quatro técnicas para tornar o vidro opaco!

Adesivação, jateamento, serigrafia e laminação. Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma!

Os vidros opacos são muito populares em projetos de construção de residências, escritórios ou restaurantes. A luz difusa que tais vidros permitem adentrar nos ambientes são bastante agradáveis e uniformes. Além disso, tais vidros permitem aliar um certo grau de privacidade à passagem de luz.

Nos projetos de decoração os vidros opacos são utilizados também para esconder algum detalhe não desejado, como um muro mal-acabado do vizinho, uma área de serviços ou um estoque de materiais.

Utilizados de forma retroiluminada (iluminados por detrás), tais vidros simulam uma janela iluminada pelo sol, ajudando a eliminar a sensação claustrofóbica de ambientes fechados.

Vidros podem ser opacados de diversas maneiras. A mais tradicional, e que deu origem ao nome vidro jateado, é a técnica de se “bombardear” com microgrãos (areia ou óxidos metálicos) a superfície do vidro. Com isso uma pequena parte do vidro é removida da superfície do material, criando o aspecto opacado.

Essa técnica evoluiu muito e, hoje, desenhos, logomarcas e estampas podem ser produzidos com o auxílio de microcomputadores e corte de adesivos de lona, que formam as máscaras a serem coladas no vidro durante o processo.

O vidro opacado pode ser simulado através da utilização de adesivos. Entretanto, trata-se de uma solução temporária, pois o adesivo não resiste à umidade e não pode ser exposto aos efeitos nocivos da luz solar. Com o tempo pode ficar amarelado, sujo e descolar nas bordas. A principal vantagem dessa técnica é a possibilidade de ser aplicado em vidros já instalados, que as demais não permitem.

Outra técnica de opacamento do vidro é através da serigrafia. Por esse método o vidro recebe uma camada de esmalte cerâmico que simula o jateamento e é submetido a altas temperaturas. Dessa forma o esmalte especial se funde ao vidro. Ao mesmo tempo o vidro adquire as características de maior resistência do vidro temperado.

Por fim, existe a técnica de se laminar um filme plástico especial que imita o efeito jateado entre duas lâminas de vidro. Submetido posteriormente à radiação UV esse filme se torna rígido. Esse produto é denominado vidro laminado e oferece segurança aos usuários quando aplicado em coberturas ou guarda-corpos. Isso porque, mesmo que se quebre, os fragmentos ficarão presos à película interna, também mantendo o vão indevassável.

As técnicas de opacação do vidro pela serigrafia ou laminação oferecem três vantagens aos usuários. A segurança. A possibilidade de serem produzidos em várias cores e a maior facilidade de limpeza.

A gama de aplicações possíveis para o vidro opacado é enorme. E além de janelas, fachadas e divisórias de ambientes pode incluir boxes de banheiros, tampos de mesas, portas de abrir ou de correr e outros.

A Conlumi opaca vidros pelas técnicas de jateamento, serigrafia e laminação. Em várias cores e tamanhos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir chat
Podemos ajudar?