Vidros em colunas e travessas

Vidros em colunas e travessas

Bem dimensionados e corretamente aplicados, vidros podem ser utilizados em aplicações pouco convencionais

O vidro possui massa e resistência adequada para ser utilizado de diversas formas nos projetos de arquitetura. Engana-se quem ainda enxerga esse material como um item frágil. Logicamente é um produto que exige cuidados especiais e associação com diversas outras tecnologias e materiais. Entretanto, bem dimensionados e corretamente aplicados podem ser usados até mesmo na sustentação de coberturas ou fachadas inteiras.

Laminados diversos

Na construção civil a fórmula mais indicada de utilização do vidro e a versão laminada. Chamado simplesmente de vidro laminado, é formado por duas ou mais placas de vidro unidas em processo controlado em fábrica por uma ou mais camadas de material plástico ou acrílico altamente resistente.

A vantagem que o laminado oferece é a segurança dos usuários. Em caso de quebra do vidro ele permanece preso ao caixilho. No caso de colunas ou travessas, que é o tema deste artigo, mesmo em caso de quebra do vidro o conjunto continuará cumprindo sua função estrutural.

O laminado de temperados também pode ser classificado como vidro laminado. A diferença é que ele é composto por vidros que são submetidos, previamente, a um processo de têmpera em forno especial. Após esse processo ele se torna até cinco vezes mais resistente que o vidro comum.

A Conlumi produz também, com exclusividade, uma versão de vidros laminados composta também por vidros aramados. Os vidros aramados oferecem como vantagem maior resistência às chamas e possuem um aspecto textutizado diferenciado, que permite a passagem da luz, porém, impede a visão.

No Brasil as estruturas formadas principalmente por vidros são raras. Mas elas são bastante utilizadas pelos principais arquitetos reconhecidos mundialmente.

A Conlumi possui tecnologia de produção e de elaboração dos projetos, incluindo os cálculos estruturais necessários, podendo auxiliar arquitetos, construtoras ou até mesmo vidraçarias na utilização dessas opções arrojadas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.