Vidros em colunas e travessas

Bem dimensionados e corretamente aplicados, vidros podem ser utilizados em aplicações pouco convencionais

O vidro possui massa e resistência adequada para ser utilizado de diversas formas nos projetos de arquitetura. Engana-se quem ainda enxerga esse material como um item frágil. Logicamente é um produto que exige cuidados especiais e associação com diversas outras tecnologias e materiais. Entretanto, bem dimensionados e corretamente aplicados podem ser usados até mesmo na sustentação de coberturas ou fachadas inteiras.

Laminados diversos

Na construção civil a fórmula mais indicada de utilização do vidro e a versão laminada. Chamado simplesmente de vidro laminado, é formado por duas ou mais placas de vidro unidas em processo controlado em fábrica por uma ou mais camadas de material plástico ou acrílico altamente resistente.

A vantagem que o laminado oferece é a segurança dos usuários. Em caso de quebra do vidro ele permanece preso ao caixilho. No caso de colunas ou travessas, que é o tema deste artigo, mesmo em caso de quebra do vidro o conjunto continuará cumprindo sua função estrutural.

O laminado de temperados também pode ser classificado como vidro laminado. A diferença é que ele é composto por vidros que são submetidos, previamente, a um processo de têmpera em forno especial. Após esse processo ele se torna até cinco vezes mais resistente que o vidro comum.

A Conlumi produz também, com exclusividade, uma versão de vidros laminados composta também por vidros aramados. Os vidros aramados oferecem como vantagem maior resistência às chamas e possuem um aspecto textutizado diferenciado, que permite a passagem da luz, porém, impede a visão.

No Brasil as estruturas formadas principalmente por vidros são raras. Mas elas são bastante utilizadas pelos principais arquitetos reconhecidos mundialmente.

A Conlumi possui tecnologia de produção e de elaboração dos projetos, incluindo os cálculos estruturais necessários, podendo auxiliar arquitetos, construtoras ou até mesmo vidraçarias na utilização dessas opções arrojadas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir chat
Podemos ajudar?